Jeffrey Lynn Koons é um artista americano reconhecido por seu trabalho que lida com a cultura popular e por suas esculturas que retratam objetos cotidianos, incluindo animais de balão produzidos em aço inoxidável com superfícies espelhadas. Ele vive e trabalha tanto na cidade de Nova York quanto em sua cidade natal,York, na Pensilvânia.
A crítica se divide fortemente em suas opiniões sobre Koons. Alguns vêem seu trabalho como pioneiro e de grande importância artístico-histórica. Outros descartam seu trabalho como kitsch, grosseiro e baseado emuma cínica autopromoção. Koons afirma que não há significados e críticas ocultas em seus trabalhos.
Koons nasceu em York, Pensilvânia, filho de Henry e Gloria Koons. Seu pai era comerciante de móveis e decorador de interiores. Sua mãe era costureira. Quando ele tinha nove anos de idade, seu pai colocava na vitrine de sua loja quadros de mestres antigos copiados e assinados por Koons, numa tentativa de atrair visitantes. Ainda criança, ele vendia papel para embrulho e doces depois das aulas para ganhar alguns trocados. Quando adolescente, ele reverenciava tanto Salvador Dalí que o visitou no Hotel St. Regis, em Nova York.
Koons estudou pintura no Maryland Institute College of Art em Baltimore e na School of the Art Institute of Chicago. Enquanto estudante, Koons conheceu o artista Ed Paschke, que se tornou uma grande influência e para quem Koons trabalhou como assistente no final dos anos 1970. Ele viveu em Lakeview e, mais tarde, no bairro de Pilsen.
Depois da faculdade, Koons mudou-se para Nova York em 1977 e trabalhou na mesa de cadastro de membros do Museum of Modern Art (MoMA) enquanto se estabelecia como artista. Durante este tempo, ele pintou seu cabelo de vermelho e muitas vezes usava um bigode similar ao de Salvador Dalí. Em 1980, ele se licenciou para vender fundos mútuos e ações e começou a trabalhar como corretor de mercadorias de Wall Street na First Investors Corporation. Depois de um verão com seus pais em Sarasota, na Flórida, onde ele trabalhou brevemente como angariador político, Koons retornou a Nova York e encontrou uma nova carreira como corretor de commodities, primeiro na Clayton Brokerage Company e depois na Smith Barney.
Jeff Koons ganhou proeminência em meados dos anos 1980 como parte de uma geração de artistas que exploraram o significado da arte em uma era saturada de mídia. Ele ganhou reconhecimento e posteriormente montou um estúdio de fábrica em um loft do SoHo na esquina da Houston Street com a Broadway em Nova York. O estúdio tinha mais de 30 assistentes, cada um designado a um aspecto diferente da produção de seu trabalho, em um modo semelhante ao da Factory de Andy Warhol. O trabalho de Koons é produzido usando um método conhecido como art fabrication. Até 2019, Koons tinha um de estúdio de 1.500 m2 perto dos antigos pátios ferroviários de Hudson em Chelsea e empregava cerca de 90 a 120 assistentes para produzir seu trabalho. Mais recentemente, Koons reduziu sua equipe, adotou formas mais automatizadas de produção e mudou-se para um estúdio menor. Koons usou um sistema colorir por números para que cada um de seus assistentes pudesse executar suas telas e esculturas como se elas tivessem sido feitas "por uma só mão".
JEFF KOONS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Jeff_Koons>. Acesso em: 30 jun. 2021.